Vacina contra a gripe será oferecida à população em geral a partir de segunda-feira (03)

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (31) para os grupos prioritários. Com isso, o estoque de vacina ainda disponível nas unidades básicas de saúde de Araucária será oferecido para a população em geral a partir da próxima segunda-feira (03). É preciso esclarecer que a vacinação ocorrerá enquanto houver estoque na unidade de saúde. A vacina da Campanha Nacional de Vacinação protege contra os três principais vírus que circulam atualmente.
Nas unidades básicas de saúde de Araucária, as senhas da sala de vacinação estão sendo entregues das 8h às 16h30 nas unidades da área urbana e das 8h30 às 16h na área rural. Esse é o mesmo horário de atendimento para outras vacinas. É importante destacar que não há vacinação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nem no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e nem no Hospital Municipal (HMA).
A vacina contra a gripe pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas ou medicamentos. Os doadores de sangue poderão fazer uma nova doação apenas 48 horas depois da vacina. Há recomendação para que pessoas com febre adiarem a vacina até a febre passar. A vacinação visa evitar complicações da gripe e, por consequência, mortes. Pessoas que têm alergia grave a ovo não devem tomar a vacina.

É preciso esclarecer que a vacinação ocorrerá enquanto houver estoque na unidade de saúde. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam atualmente.

Abaixo da meta – Com dados atualizados até a última quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária informou que, dos grupos com meta para cobertura vacinal, apenas o de idosos atingiu os 90% de vacinação (chegou a 95,8%). A vacinação de crianças de até 5 anos está em 68,5%, a de trabalhadores da Saúde em 68%, gestantes 61,6% e puérperas em 83,5%. Esses públicos, bem como professores, pessoas com condições especiais (doenças crônicas conforme lista do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas, comorbidades, transplantados, entre outras situações), e policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, todos previstos no público-alvo da Campanha de Vacinação, também podem procurar uma unidade básica de saúde enquanto houver vacina disponível.
Maior ameaça – De abril a outubro é o período em que há maior circulação dos diversos tipos de vírus da gripe. A combinação de temperatura menor, maior aglomeração de pessoas e locais fechados é muito favorável para que as pessoas tenham contato com o vírus da gripe e outros vírus respiratórios (que não há proteção por meio de vacina). Por ano, ocorrem de 290 a 650 mil mortes causadas pela gripe; esse número inclui muitas pessoas que deveriam estar vacinadas (público-alvo de campanha) e, portanto, protegidas contra complicações da doença.
Não custa lembrar que hábitos simples, como lavar as mãos com água e sabão, são muito importantes para evitar a gripe. Quando não há possibilidade de lavar as mãos, o uso de álcool em gel (70%) também é recomendado. Os brinquedos das crianças precisam ser limpos com maior frequência. Outro cuidado importante é manter os ambientes bem arejados. Mesas e balcões devem ser limpos com água e sabão.

Fonte: Prefeitura de Araucária.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image