Araucária se transforma. Mais empresas, mais emprego e renda

Mesmo num cenário nacional de crise política e econômica, a nossa cidade mostra que está na contramão do retrocesso e da estagnação econômica e social.

 O governo municipal demonstrou desde que assumiu, a preocupação com o desenvolvimento econômico e social da cidade. Criou incentivos, como por exemplo, a redução do ISS (2%) com o objetivo de atrair novas empresas para o município; investiu na elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico (Avançaraucaria), Plano Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), Plano de Mobilidade Urbana, Plano Diretor, tudo isso de forma integrada, com a participação da sociedade civil organizada, por meio de um governo, empreendedor, transparente e participativo, na busca pelo progresso do nosso povo e cidade.

Só nos últimos dois anos, se instalaram na cidade várias empresas, entre elas se destacam as redes de atacarejo: Rio Verde – Harger, Muffato Max, Max Condor que juntos geraram mais de 600 empregos diretos. No segmento do vestuário, várias lojas, entre elas a rede de loja Pernambucanas. Na área de gastronomia a Vila Hygge, a Galeria Gastronômica UP se destacam entre vários restaurantes e lanchonetes abertos na cidade. Na área da educação, escolas particulares como Colégio Marista e vários polos de universidades renomadas como a UNICESUMAR e UNOPAR. Nesse ritmo evolutivo, no presente momento a Nichele Materiais para Construção é a mais nova empresa a se instalar no município, gerando 50 empregos diretos na nova loja.

Destaca-se também nessa grande transformação da cidade o trabalho e contribuição da unidade do Sebrae no município com o Espaço do Empreendedor, que por meio dos seus profissionais, dão suporte para a formalização de micro e pequenos negócios, apoio a concessão de alvarás, orientações e direitos, concessão de créditos, guias de impostos e capacitação através de cursos. Graças a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos araucarienses, pelo segundo ano consecutivo a unidade do Sebrae no município recebeu um prêmio de destaque estadual.

Além do Sebrae, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (ACIAA), também tem contribuído com a grande transformação econômica e social da nossa cidade. No mês de março deste ano, a ACIAA em  parceria com Espaço Empreendedor do Sebrae e  Prefeitura Municipal, lançaram o “Fundo Garantidor”, com  um aporte de mais de 2 milhões, que possibilita empréstimos a pequenos empreendedores do município com juros abaixo do mercado.

A ACIAA também tem sido atuante e dado grande apoio no desenvolvimento dos Planos Municipais que estão em desenvolvimento integrado, são eles:  O Plano de Desenvolvimento Econômico (Avançaraucaria); Plano Municipal de Atração de Investimentos (PMAI); Plano Diretor e o Plano de Mobilidade Urbana. Na área industrial, a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (AECIAR) também vem contribuindo com a elaboração destes importantes planos.

Da mesma forma, a sociedade civil organizada tem contribuído com o desenvolvimento da nossa cidade, participando das audiências públicas e eventos públicos, e principalmente, também participando da elaboração dos planos municipais.

Este grande desenvolvimento é visto nos quatro cantos da cidade e vai além das grandes melhorias realizadas pela prefeitura municipal na infraestrutura da cidade ou melhorias que são referência nacional como os grandes avanços na área do transporte público do município. O setor privado tem visto que o município está desenvolvimento e tem grande potencial mercadológico, e isso cada vez mais atrai grandes empresas para a cidade. Um exemplo disto, é o mercado imobiliário que está aquecido, com grandes investimentos e empreendimentos sendo realizados em várias regiões da cidade.

O objetivo do governo municipal é recuperar o tempo perdido e a estagnação econômica e social promovida pela corrupção e maus governantes do passado. É desenvolver a cidade, tornando autossuficiente e independente da capital, despertando o interesse e atraindo novos investidores, gerando mais emprego e renda, valorizando todos os setores comerciais.

Também, desenvolver no cidadão araucariense o senso municipalista, para que cada vez mais valorize aquilo que tem na própria cidade, comprando no próprio município e gerando a partir desta valorização, mais emprego e renda no próprio município.

“Uma cidade que reflete a sua riqueza na qualidade de vida dos cidadãos.”

Hoje, mais que comemorar o dia do trabalhador, é um dia de reflexão. Buscaremos sempre trabalhar em prol do desenvolvimento de Araucária, procurando transformá-la cada vez mais em uma cidade para todos e com tudo, independente, onde o progresso não para de aumentar a qualidade de vida da população.

Parabéns trabalhador(a) araucariense, você faz parte dessa história!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image