Conheça o trabalho da Defesa Civil de Araucária

O Coordenador Laurency Casagrande falou do trabalho da Defesa Civil no município e deixou orientações importantes para população.

 

Na segunda-feira (03), visitamos a Defesa Civil do município de Araucária para conhecer o trabalho deste importante órgão municipal.

Entrevistamos Laurency Kendi Casagrande que é o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil.

 

📝Confira a entrevista:

Existem pessoas que já conhecem o trabalho da Defesa Civil e outras não. Por isso, vamos começar com a pergunta básica: O que é a Defesa Civil?

 Coordenador Laurency – Defesa Civil é o conjunto de ações realizadas para prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação a desastres naturais e/ou antrópicos.

 

Quem faz parte das ações da Defesa Civil no município de Araucária?

 Coordenador Laurency – Nas ações de defesa civil todos fazem parte, desde o poder público até a sociedade, essa atuação é de maneira sistêmica, onde se inicia na comunidade com informações, voluntariado, a ajuda ao próximo, após este primeiro momento entra o poder público municipal com sua estrutura, equipamentos e servidores para prestar todo o suporte. Não conseguindo dar o suporte necessário, entram as esferas estaduais e por fim a esfera federal. Todos nós somos Defesa Civil.

 

Quem compõe o Sistema da Defesa Civil e qual o tamanho do seu efetivo no município?

 Coordenador Laurency – Dentro deste Sistema encontram-se as Coordenadorias. São órgãos que tem por finalidade coordenar as ações no município, nos estados e distritos.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Araucária contém três servidores sendo um destes o coordenador. Porém, toda estrutura e servidores da prefeitura municipal estão a disposição da coordenadoria em casos de emergência.

 

Quais os equipamentos que a Defesa Civil utiliza no trabalho?

 Coordenador Laurency –  Utiliza-se do que for necessário para atender a situação que se apresenta. Requisitando os materiais e serviços dos demais departamentos especializados para atender as demandas.

 

Quais as ocorrências que a Defesa Civil atende com maior frequência no município?

 Coordenador Laurency – Nosso município sofre com inundações e deslizamento de terra.

 

Quais são as áreas consideradas de atenção e risco no município?

 Coordenador Laurency – As áreas de atenção são as comunidades Israelense, Favorita, e conjuntos próximos a córregos e rios como Fonte Nova, Shangrilá, Guajuvira e uma parte do Centro. Com grande volume de chuvas estas áreas são as mais afetadas.

 

A Defesa Civil executa um trabalho preventivo de monitoramento nessas áreas? Como funciona?

 Coordenador Laurency –  Sim. São realizados monitoramentos através de visitas In loco, recebemos informações de alerta por parte da Coordenadoria estadual e repassamos a lideranças comunitárias. São realizadas fiscalizações preventivas em edificações e fiscalizações ambientais, e periodicamente a Defesa Civil realiza encontros com as comunidades.

 

A população foi afetada com as fortes chuvas da última semana do mês de maio?

 Coordenador Laurency – Sim.

 

Quais as regiões mais afetadas e que assistência a Defesa Civil do município prestou nessas ocorrências?

 Coordenador Laurency – As regiões mais afetadas são as consideradas áreas de atenção. Comunidade israelense, comunidade Favorita, parte do Fonte Nova, parte do Shangrilá, parte do Guajuvira e parte do Centro.

Nas regiões inundadas ou com risco de inundação, o procedimento é orientar e possibilitar que as famílias com casas atingidas saiam do local para segurança e preservação da vida, até restabelecer o nível das águas. Após esta etapa, os casos de maior vulnerabilidade são encaminhados para o serviço de assistência social do município.

 

 

Como a população pode entrar em contato com a Defesa Civil em casos de emergência?

 Coordenador Laurency – Em casos de emergência, a população pode ligar para o 199 ou 153.

Encerramos a entrevista com o coordenador da Defesa Civil do município perguntando:

Quais as orientações e recomendações que a Defesa Civil de Araucária deixa para população?

 Coordenador Laurency – As principais orientações preventivas são: Evitem construções e moradias próximo a córregos e rios. Construções em terrenos desnivelados é necessário uma boa compactação de aterro, muros resistentes e com drenagem adequada. Respeitar as legislações ambientais. Não realizar descarte irregular de lixos.

Recomendações em inundações: Evitem permanecer em locais inundados, procure abrigo em casas de parentes e vizinhos até que a situação se restabeleça. Telefones de emergência para resgate de pessoas é o 193 (Corpo de Bombeiros) que possuem treinamento adequado e equipamentos. Se não houver abrigo a Defesa Civil disponibilizará abrigo público até o restabelecimento das águas.

Recomendações para Deslizamento de massas: Não permaneça próximo aos locais da ocorrência. Evite permanecer em edificações com suas estruturas expostas decorrentes ao deslizamento, nestes casos procure abrigo em casas de parentes ou vizinhos. Se não houver abrigo a Defesa Civil disponibilizará abrigo público até o restabelecimento da segurança das edificações.

Foi importante conhecer o trabalho da Defesa Civil de Araucária e compartilhar com você amigo leitor.

Esta é a primeira de uma série de entrevistas que pretendemos fazer para o Blog. Além de informar, o objetivo é prestigiar cidadãos, autoridades, entidades, instituições públicas e privadas que fazem a diferença em nossa cidade.

Você também pode deixar a sua sugestão indicando que entrevista gostaria de ver no Blog. Deixe aqui o seu comentário ou envie a sua sugestão para o e-mail: contato@genildocarvalho.com.br.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image