Ação Global: Mutirão da saúde realizou 9.274 atendimentos no primeiro semestre do ano

Prefeitura de Araucária, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou várias ações no primeiro semestre do ano com o objetivo de colocar em dia as consultas de especialidades, cirurgias e exames. Os números são expressivos e o trabalho continua.

Pensando na melhoria da qualidade de vida das pessoas a Prefeitura de Araucária, através da Secretaria Municipal de Saúde, vêm realizando ações com o objetivo de colocar em dia as consultas de especialidades, cirurgias e exames. Somente no primeiro semestre de 2019 a Ação Global idealizada para agilizar o atendimento às especialidades realizou 9.274 procedimentos no Hospital Municipal de Araucária (HMA).

Em cirurgias ambulatoriais de catarata foram realizadas 287, além de 2.464 consultas oftalmológicas. Também foram realizados 1.097 procedimentos para doppler de membros. Os atendimentos em neurologia, outra área de grande demanda, somaram 905 no total. Foram realizados ainda 755 procedimentos de raio-x . Outro número significativo foi o de atendimentos em urologia que chegou a marca de 740 no primeiro semestre. Muitos procedimentos de igual importância também foram realizados como o caso de eletrocardiogramas (574), ecografias de estruturas (448), ecografias de mama (248), procedimentos de cardio (199), ecografias de tireoide (130), procedimentos em coloproctologia (119), procedimentos vasculares em varizes (69), gastrologia (111), ortopedia (85), ginecologia (61) e ecografias urológicas (63). Outras especialidades e exames também ocorreram.

A Secretaria de Saúde informa que a oferta foi ainda maior dos serviços contudo o absenteísmo ainda é grande. Muitas pessoas deixam de comparecer às consultas e procedimentos agendados retirando a chance de outra pessoa que está na fila de especialidades realizar os procedimentos. Usuários que aguardam atendimento entre consultas, exames e cirurgias estão sendo convocados através de base nos contatos que constam no cadastro das unidades básicas. A grande maioria dos atendimentos está ocorrendo no Hospital Municipal de Araucária (HMA), que está sob nova direção, agora em parceria com a Organização Social de Saúde Irmandade da Santa Casa de Birigui – instituição que administra o HMA.

Cadastro – A convocação dos usuários que aguardam atendimento está ocorrendo com base nos contatos que constam no cadastro das unidades básicas. A SMSA orienta que todos que aguardam por atendimento entrem em contato com a unidade básica de saúde onde são atendidos para verificar se as informações de contato estão atualizadas.
De acordo com a Saúde, o contato para confirmação do atendimento no mutirão tem ocorrido por mais de uma vez; tanto a UBS quanto o HMA têm realizado telefonemas para os usuários convocados. Dados de contato desatualizados ou ausências não informadas com antecedência à Saúde podem comprometer o atendimento e, por consequência, dificultar a redução da espera.

Fonte: Prefeitura de Araucária

 

A verdade é o melhor remédio

Os números, ações e grandes investimentos mostram a realidade sobre a saúde pública de nosso município e dissolvem as fake news que são propagadas diariamente por pessoas irresponsáveis e com interesses meramente políticos. Essas pessoas, utilizando de perfis fakes e em outros casos páginas pessoais,  distorcem fatos, atacam autoridades, provocam a desordem social e promovem nas redes sociais sensacionalismo com casos isolados – distorcidos –  com o objetivo de atingir a imagem do governo municipal neste ano que precede as eleições municipais.

Para essas pessoas a verdade é o melhor remédio.

Nosso governo continuará de forma dinâmica e transparente promovendo a transformação da nossa cidade focado na qualidade de vida dos araucarienses, mostrando na prática e com muita verdade o compromisso que temos como o nosso povo e cidade.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image